Projeto de intervenção
ATIVIDADES FISICAS NA TERCEIRA IDADE
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio I – Iniciação ao Serviço Social – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Nome do Professor-Tutor Externo – LEDA CRISTINA SANTOS PEREIRA
Nome do Supervisor de Campo – Orientador- MISSIS RUBIA CUNHA FREITAS
MARABÁ
2012
SUMÁRIO
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
3 OBJETIVOS 3
4 METODOLOGIA 4
REFERÊNCIAS 5
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Área de Concentração: Políticas Sociais e Cidadania
Tema: Atividades físicas na terceira idade
O tema “Atividades Físicas na Terceira Idade” tende a melhorar a auto-estima dos idosos, dando um novo incentivo de vida para aqueles idosos que se sentem vulneráveis e incapazes de realizar qualquer tipo de exercícios físico devido alguma deficiência existente ou ate mesmo por complexo de ser um idoso.
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
A atividade física é todo movimento corporal voluntário humano, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso, caracterizado pela atividade do cotidiano.
Partindo da definição que atividade física é um fator importante para qualidade de uma vida melhor e digna.
Segundo o site dicas de mulher define a atividade física como:
Essencial em todas as fases da vida, mas na terceira idade elas se tornam ainda mais importantes. Os exercícios trazem muitas vantagens para o corpo, melhorando a qualidade de vida e proporcionando bem-estar. Há uma série de mudanças que ocorrem no corpo e organismo com o envelhecimento, e sem cuidados redobrados, podem surgir vários problemas. Para quem já chegou à terceira idade, mexer o corpo praticando atividades físicas regularmente é a melhor