Projeto de intervenção
NOME: Tecnologia
TEMA: O Desafio do Conhecimento
PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º e 4º ano
ENTIDADE: Escola Municipal Eufrosina Almeida
LOCAL DO EVENTO: Na sala de aula e na área interna da escola
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia, Ciências e Língua Portuguesa
ELABORADORA DO PROJETO: Ana Cláudia Rodrigues dos Santos JUSTIFICATIVA
Vivemos em um mundo cada vez mais integrado pela produção. Compreender o processo que envolve a produção desde o artesanato a tecnologia de ponta nas indústrias, é entender um pouco do funcionamento das “regras do jogo” de nossa sociedade.
O eixo industrial comum à educação, escola e sociedade é o conhecimento. A relação dialética entre esses componentes resultará o modelo de educação, de escola e de sociedade. É lógico que estas estão em permanente conflito e mutação. O que justifica, por si só, a capital importância do educador e do educando na práxis social.
Para exercer a cidadania plena, é necessário ter acesso a informação e a tecnologia, sabendo utilizá-las. Como conceber um cidadão em estes instrumentos? Sem desenvolvimento educacional não há desenvolvimento social, e vice-versa. O foco da escola é a ciência, produção humana determinada historicamente por fatores econômicos, sociais e culturais, nos quais também interfere. Desta forma, o conhecimento é o mais eficiente instrumento do homem, sem o qual não é possível alcançar o êxito pessoal e coletivo. A ciência é o consequente desenvolvimento tecnológico, é o meio de compreensão e transformação da realidade (natureza) e da sociedade.
Chegamos ao século XXI e, com ele, a explosão de conhecimento, informação e industrialização. Também aumentam muito o nível de poluição, estresse, mudança radical nas crenças, valores, , estrutura da família, da sociedade, das religiões, na relação capital/trabalho, dos hábitos alimentares e de vida. O uso intensivo e irracional do solo, a mecanização e artificialização da agricultura e da pecuária, a industrialização massiva