A infraestrutura urbana e o deficiente visual
Problematização
Iniciamos este estudo de caso, com alguns dos direitos contidos na Declaração de Direitos das Pessoas Deficientes, proclamada pela ONU em 1975:
• “Direito ao respeito por sua dignidade humana, ou seja, de desfrutar dos mesmos direitos fundamentais que seus concidadãos da mesma idade, visando ter-se uma vida decente, tão normal e plena quanto possível”;
• “Direitos à capacitação visando à conquista da autoconfiança”;
• “Direito
de
ter
suas
necessidades
especiais
levadas
em
consideração em todos os estágios de planejamento econômico e social da nação”;
• “Direito à segurança econômica e social, obtida através do desenvolvimento de atividades úteis, produtivas e remuneradas, realizadas de acordo com suas capacidades, além da participação em sindicato”.
Para que todos os direitos anteriormente mencionados consigam ser plenamente sanados, nosso foco se concentra em torno de um principal assunto: “mobilidade”. Esta pesquisa tem por seu principal intuito, avaliar como os órgãos responsáveis pelo transporte na cidade de São Paulo, convergem para atender a essa necessidade dos deficientes físicos. Nos slides à seguir, serão focados duas das principais vertentes deste problema: 1. O crescimento desenfreado da construção civil, e o efeito que isto causa a mobilidade dos deficientes visuais; 2. A distância e as condições de percurso, para que o deficiente visual alcance seu destino.
O crescimento da construção civil
...“Com o país em crescimento desenfreado, o setor da construção civil vive um momento de expansão jamais visto antes. Entre anos de 2010 e 2011 a construção civil cresceu dez vezes mais do que o restante dos setores da economia nacional. Tal aquecimento econômico gera uma expectativa positiva de um futuro próximo onde o Brasil será visto como um grande polo de crescimento e investimentos internacionais que disputarão acirradamente uma fatia do nosso