Projeto de intervenção
JUSTIFICATIVA:
A partir do estágio supervisionado ____________________________, observamos a conduta de uma professora que ao explicar a matéria sobre formas geométricas utilizou o abstrato e o aluno não compreendeu. O que deixou o aluno confuso e não foi ativo no processo de conhecimento.
OBJETIVO:
Com essa situação podemos transmitir aos alunos como devemos nos expressar. Sendo assim trabalharemos com materiais concretos, fazendo as intervenções conforme as necessidades dos alunos; desenvolver um projeto que possibilite a formação do aluno e que haja o desenvolvimento de sua capacidade de observação e reflexão crítica e de criação.
Constatamos que se trabalharmos o abstrato a criança não consegue compreender o conceito, e desta forma é necessário trabalhar do concreto para o abstrato, sendo assim sugerimos que se utilize materiais da própria escola e sala de aula. (Ex.: formas geométricas em madeira, lousa, carteira, apontadores), etc.
A partir daí trabalhar o conceito de lados, vértices e ângulos.
Propor atividades que desafie o aluno. Deve-se partir do concreto e progressivamente chegar ao abstrato para isso os alunos devem compreender o progresso e o professor oferecer as bases para que isso ocorra.
4- Avaliação: observação diária do aluno para constatar o que eles sabem e trabalhar a partir do que ele não sabe.
5- O projeto alcançou os objetivos esperado, pois contribuiu para o desenvolvimento de habilidades instrumentais necessárias à implementação da ação pedagógica.
A metodologia adotada foi bastante diferente do que a professora utilizou em sala e contribui de fato para o conhecimento, pois os alunos se mostraram curiosos e participativos.