projeto de intervenção
Tema:A Socialização dos Alunos da Educação Especial
Justificativa:Conforme a Organização Mundial da Saúde, 10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência e desta porcentagem 5% apresenta deficiência intelectual. Esta informação é de 1981. Uma informação mais atual, do senso realizado pelo IBGE, em 2000, informa que 14,5% da população brasileira, são pessoas com deficiência. Estas informações são importantes para a percepção de que o trabalho com as pessoas com deficiência, não deve ser negligenciado. (NERI, 2003).
Considerando que cada criança traz, em sua individualidade, em sua forma de viver e de interagir com o outro uma série de elementos culturais incluindo valores, desejos e diferenças é um constante desafio montar um projeto que atenda a tantos anseios. Só mesmo a partir da observação atenta é que é possível fazer um mapeamento em uma sala com crianças tão pequenas e com um grupo de crianças “especiais”.
Brincando, jogando ou dançando as crianças “especiais” terão oportunidade de desenvolver capacidades e habilidades junto com as outras crianças mesmo com algumas dificuldades. Então este projeto tem a finalidade de mostrar que as crianças especiais têm seus valores e que também são capazes de aprender.
Situação problema: O grande desafio dos programas de Educação Especial é proporcionar condições que favorecem o desenvolvimento e a integração pessoal, social, profissional e ocupacional das pessoas com deficiência. A necessidade do aluno com deficiência ser tratado como os outros alunos, é de fundamental importância para eles, para sua família e até mesmo para a escola, que deve estar preparada para esta tarefa, de forma que toda a equipe pedagógica tenha conhecimentos básicos sobre o assunto.
Público Alvo: Toda equipe pedagógica e alunos com 5 e 6 anos (2º Período).
Objetivo Geral: Conscientizar os alunos e educadores da importância da prática do lúdico e da socialização com as crianças especiais na