Projeto de intervenção
1 IDENTIFICAÇÃO 4
1 IDENTIFICAÇÃO 4
1 IDENTIFICAÇÃO
Diante das vulnerabilidades sociais encontradas na cidade de Remanso/BA, mas especificamente na área periférica da Vila Santana, onde seus moradores na sua maioria não possuem serviços de saneamento como esgoto e água encanada a todos os moradores; e os serviços prestados pela administração pública como limpeza das ruas e a coleta de lixo não se faz a maioria dos moradores. Por isso a importância de desenvolver o Projeto junto a essa população com ações diretas junto às essas famílias carentes de informações sobre a doença “Dengue”.
2 JUSTIFICATIVA
O presente trabalho vem na busca da reflexão junto a comunidade da Vila Santana com a pretensão de melhorar a construção do saber e que seja feito a disseminação da informação sobre a Dengue e assim justifica-se a importância da elaboração do Projeto de Intervenção na área da saúde em relação a doença Dengue.
Tendo como base informações obtidas junto a Secretaria de Saúde no município de Remanso, estado da Bahia constatou-se através do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) que a Dengue teve um número de 196 notificações em nossa cidade no ano de 2011, por essa razão o intuito de tornar viável a nossa população carente da Vila Santana o esclarecimento, ou seja, orientação sobre a Dengue.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus (flavivírus), transmitida ao homem por um mosquito chamado Aedes aegypti. Está presente em vários países, no Sudoeste Asiático, na África e nas Américas, onde já foi considerada como erradicada, mas voltou a aparecer em países como Venezuela, Cuba, Brasil e, mais recentemente no Paraguai.
Segundo a cartilha dos agentes de endemias: Dengue – É fácil prevenir - Ministério da Saúde: 2002 pág. 07, os primeiros