Projeto de Intervenção
Considerações gerais sobre a instituição
Centro de Referência da Assistência Social e os Serviços de Proteção Básica O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social. Executando serviços de proteção básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.
O CRAS também atua com as famílias no sentido de integração e convívio sócio familiar e comunitário. Oferecendo o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF). O PAIF acompanha as famílias para prover a proteção e a socialização dos seus membros, contribuindo para o fortalecimento de vínculos fragilizados. A identidade da comunidade passa a ser mediadora das relações dos seus membros com as demais instituições sociais.
Histórico da Unidade Professor Francisco Quirino dos Santos
Decreto Municipal n° 2427 de 14 de novembro de 2008, que institui o funcionamento das Unidades Operacionais, neste município, e a Portaria n° 02 de 25 de novembro de 2008, que estabelece o regimento interno dos Centros de Promoção Humana.
No espaço utilizado pelo CRAS Prefeito Francisco Quirino, antigamente funcionava a Escola Municipal Mário Flores, que acabou sendo desativada em meados dos anos 2000 e foi transferida para outro focal.
Com esta desativação, houveram manifestações de desagrado por parte da comunidade do Bairro, que não aceitava a retirada da escola do local. Devido a estas manifestações, inauguraram o Centro de Promoção Humana, que desenvolvia atividades da Assistência Social e que funcionava de forma integrada com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Esporte e Lazer, com horário estendido até as 20h.
Mesmo funcionando desta maneira, a comunidade não aderia às atividades desenvolvidas e continuava a se manifestar contrária à desativação da escola, inclusive depredando o patrimônio.
Em 2002 este espaço passou a ser