matematica
Este trabalho tem por objetivo demonstrar de maneira prática e rápida como interpretar, calcular e achar a aceleração, coincidindo com a queda livre. Analisando-se também os materiais necessários para obtenção dos resultados. Qualquer corpo pode sofrer a influência dessa força, segundo Newton. Isso acontece porque o peso do corpo sempre está dirigido para o centro da Terra. Quando os corpos passam por essa ação, sofrem variação em sua velocidade, porque adquirem aceleração, aqui chamada de aceleração da gravidade, representada pela letra g. A aceleração na Terra varia minimamente, devido a principalmente, diferentes altitudes, variações na latitude e distribuição de massas do planeta. Cálculos compravam que a gravidade na linha do Equador é diferente dos Pólos da terra por exemplo. Nos nossos experimentos, é quase que desprezada a resistência do ar, por ser uma distância mínima com poucos efeitos.
O QUE É ACELERAÇÃO?
É a variação da velocidade de uma partícula. Quando isso ocorre diz-se que a partícula sofreu uma aceleração ou foi acelerada. De que trata a aceleração em queda livre? A aceleração em queda livre trata da variação da velocidade de uma partícula sem o efeito do ar, apenas com a influência da gravidade sobre o movimento, gerando uma aceleração constante para baixo independente do sentido para o qual o objeto (partícula) fora arremessado.
Essa aceleração tem como representação de módulo a letra (g) e o seu valor não depende das características da partícula, tais como: massa, densidade e forma, pois é a mesma para todos os objetos.
Ao caírem, duas partículas de massas diferentes sofrem aceleração para baixo. Essa aceleração se dá pelo fato de ambas serem atraídas pela terra que tem em torno de si uma região chamada de campo gravitacional que exerce a atração sobre as partículas em movimento. Desprezando-se o efeito do ar, a aceleração (g) será igual para os objetos. Assim, a velocidade de ambas as partículas aumenta com a mesma taxa