Projeto de intervenção
Projeto apresentado a FUNDAÇÂO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
Itabira
2012
1. APRESENTAÇÃO
Várias são as políticas públicas que propõe a intervenção no ambiente escolar visando à melhoria do convívio social como um todo. O presente trabalho propõe mostrar o trabalho de intervenção escolar na prevenção do uso de drogas e bebidas alcoólicas na escola X localizada no município de Itabira pelos estagiários da UNITINS.
A escola onde foi realizada o projeto é municipal. Foi diagnosticada como sendo uma escola destinada a alunos de faixas etárias entre 6 a 20 anos.
A escola, funciona durante os dois turnos e realiza trabalhos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Conta com uma estrutura ampla, com sala de informática, quadra de esportes e um pátio espaçoso para as crianças, jovens e adolescentes aproveitarem seus momentos de lazer.
Os professores e funcionários da instituição com os quais tivemos contato apontaram que a escola constitui um espaço de se construírem laços, pois realizam trabalhos com intuito de interagir seus alunos com professores e familiares.
No que se refere à dinâmica escolar, foi recorrente a idéia da predominância de alunos ditos "rebeldes e desmotivados", bem como da sobrecarga de funções e de tarefas sobre os professores, que encaram o exercício da profissão como algo estressante e também se afetam negativamente com o pouco interesse dos discentes. Segundo os sujeitos que contribuíram para a pesquisa, a causa da desmotivação dos estudantes é a ausência de sentido em ir à escola e a falta de limites.
A participação dos pais se dá através de reuniões bimestrais e eventos proporcionados pelos professores tais como projetos. Também existe um Conselho Gestor que, teoricamente, conta com a participação de representantes dos pais, alunos, professores e funcionários; entretanto, esse espaço