Qual a importancia das datas comemorativas na educação infatil?
Este trabalho consiste em resgatar a importância das datas comemorativas na educação infantil e conhecer e/ou reconhecer o seu significado e de como estas datas ajudam os alunos a refletirem sobre vivências e experiências, dando oportunidade de aprenderem conceitos que possa levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar coletivamente, ser criativo, ter uma linguagem ainda mais desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros.
A festividade escolar torna- se fundamental a partir de uma análise que facilite a compreensão da relação entre escola e cidade, pois nas festas a escola mostra-se e abre-se à comunidade extra-escolar, apresentando-se publicamente. Essas festas compreendem solenidades cívicas, aberturas e encerramentos de anos letivos, formaturas, exposições escolares, aniversários da escola, festas religiosas, premiações de alunos, apresentação artística e cultural.
Na escola as datas comemorativas não são concebidas como fundamentais, mas devem ser prestigiadas como diferentes formas de vivenciar a realidade e dar as crianças auxílios necessários para obter apropriação do tempo e do espaço. A festa visa renovar o valor da vida social, visto que a mesma acontece na escola uma vez que a entendemos como reprodutoras da estrutura social, importantes para as crianças.
Desse modo, compreender as festas comemorativas como subsidio necessário para estabelecer um vinculo entre o aluno e a realidade que a ele foi exposta na sociedade, não abolindo seu caráter religioso e o cultural, trabalhando as multiplicidades de usos, intencionalidades e sentidos existentes nestas festas, e que pode ser utilizada pelas instituições de ensino, especialmente, para tornar mais visível sua ação pedagógica no contexto escolar.
2 TEMA: A importância das datas comemorativas na educação infantil.