Projeto de intervenção
Texto: O Trabalho assistente Social nas Instância de controle democrático.
1- Apresentar os espaços ocupacionais do Serviço Social ligados ao controle social, destacando a importância do profissional.
Conforme a autora os conselhos de políticas e de direitos são instancia publicas de controle democrático, dando destaque para o assistente social que pode se inserir nesses espaço contribuindo assim na defesa da Seguridade Social e das demais políticas publica de garantias de direitos sociais. A atuação do assistente social nos conselhos pode ser considerada uma nova demanda profissional, onde a contribuição do assistente social tem uma ação focada no fortalecimento e organização das políticas dos conselhos, procurando articular o conselho com os movimentos sociais.
2- Apresentar de que maneira o Assistente Social iniciou intervenção nos espaços de controle social.
Identificam-se, no serviço social, a partir dos anos 1990, diversas produções que analisam os mecanismos de controle democrático constituídos nos anos 1980, no processo de redemocratização da sociedade brasileira e implementados nos anos de 1990, período de crise e aprofundamento da política de ajuste, que tem impactos na organização e mobilização dos sujeitos sociais.
3- Apresentar qual a importância das instâncias de controle.
Os conselhos são espaços de trabalho que contribuem para o fortalecimento dos sujeitos políticos na perspectiva da garantia e/ou ampliação dos direitos sociais, tendo no horizonte a emancipação humana. Tendo um papel de desmobilizador dos governos na sua relação com a sociedade, podendo ainda ser espaços de fortalecimento da gestão democrática, ma podem, também, ser transformados em estruturas burocráticas de aprovação de políticas sociais ou ainda em instrumentos que amenizam os conflitos.
4- Realizar pesquisa sobre um espaço sócio ocupacional do Serviço Social e identificar o processo decisório (hierarquia, poder, participação social e