Projeto de intervenção
PROJETO DE INTERVENÇÃO
São João Batista - SC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS UNITINS
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Apresentação Este projeto de intervenção será desenvolvido no grupo de Jovens EJU – Encontro de Jovens Unidos - onde abordaremos os aspectos e os efeitos colaterais das drogas no organismo dos dependentes químicos. Conforme o Professor Jorge Luiz Barbosa:
“Vários indicadores mostram que o consumo de drogas tem atingido formas e proporções preocupantes, especialmente nas ultimas décadas. As consequências diretas e indiretas, do uso abusivo de substancias psicoativas são percebidas nas várias interfaces da vida social: na família, no trabalho, no transito, na disseminação do vírus HIV entre usuários de drogas injetáveis, seus parceiros e crianças, no aumento da criminalidade etc. São justamente “os custos sociais” decorrentes do uso indevido de drogas, cada vez mais elevados, que tornam urgente uma ação enérgica e adequada do ponto de vista da saúde pública.” (p.13, 2011)
O questionamento que surge é o porquê de tão alta demanda; o que estaria levando pessoas com trabalho estabilizado, famílias, profissão definida, a procura de um prazer momentâneo que as torna reféns?
Em uma sociedade onde o ter se sobre põe ao ser e o homem está inserido em um processo de produção que o deixa esquecido de si mesmo, dos seus anseios e prazeres, o sintoma talvez seja esse – precise comprar prazer. Conforme Klaus H. Grehfeldt.
“(...) O volume de conhecimento necessário para o desempenho de qualquer profissão exige um tempo cada vez maior para ser assimilado. Na prática, o nível médio já não prepara mais ninguém para alguma profissão. Como, segundo os pedagogos, o início de escolarização não pode ser antecipado, esta se prolonga cada vez mais para além da idade qualificadora para o trabalho. Ao mesmo tempo, a aquisição desse conhecimento faz com que a criança, mentalmente, deixe de ser criança cada