projeto de intervenção na educação infantil
WEB AULA 1
Unidade 1 – TEORIA PSICANALÍTICA DE FREUD E COMPORTAMENTALISMO DE SKINNER: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM Muito bem, então. Prontos para começar os estudos?
Quando se trata da formação de professores para atuar no ensino superior, a primeira coisa que precisamos lembrar é que a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996) se dedica muito mais a tratar da formação de professores não universitários, tratando o tema de forma pontual:
Art. 66 - A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.
Parágrafo único - O notório saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em área afim, poderá suprir a exigência de título acadêmico (BRASIL, 1996).
Contudo, apesar desta lacuna, tem havido uma crescente preocupação com a docência no ensino superior, visto ser a universidade um espaço de formação de profissionais das mais diversas áreas. Esta crescente preocupação com a docência no ensino superior tem proporcionado um aumento nos estudos sobre o tema da formação e do desenvolvimento profissional de seus professores, para além de um saber meramente teórico-disciplinar. Assim, amplia-se a demanda desses profissionais por formação no campo dos saberes pedagógicos e políticos, o que indica um reconhecimento da importância desses para o ensinar bem (BARBOSA, 2003).
Desde então, percebe-se um forte movimento destes profissionais em busca de capacitação e orientação acerca do tema, o que se reflete na procura de especializações, que, como esta, objetivam elucidar e discutir o tema à luz do conhecimento científico.
E é exatamente isto que se pretende nesta disciplina: auxiliar a todos que trabalham com a docência no ensino superior a entender melhor os aspectos de desenvolvimento e aprendizagem de sua população-alvo, bem como a utilizar estratégias para motivá-los e, assim, propiciar