economia
A teoria da demanda; as medidas de elasticidade; a teoria da produção, as curvas de custo e a função oferta, a dimensão temporal do curto, médio a longo prazos; a formação dos preços e a organização dos mercados em regimes de concorrência perfeita, monopólio* e oligopólio*.
Monopólio = açambarcamento (apropriar-se) de mercadorias para serem vendidas por alto preço.
Oligopólio = situação de mercado na qual, num limitado número de produtores, cada um é bastante forte para influenciar o mercado, mas não o é para desprezar a reação dos competidores.
OBJETIVOS
Introduzir o aluno a ciência, motivando-o ao estudo da mesma, através do conhecimento dos mecanismos de mercado, da função da empresa e dos diferentes regimes de controle de mercado, tais como: monopólio, oligopólio e concorrência perfeita.
O aluno ao final do curso deverá ter uma visão geral da teoria microeconomia que lhe proporcione analisar as eventos diários das empresas na economia.
LIVRO TEXTO:
Vasconcelos, M. ª & Garcia, M.E., FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, São Paulo: Saraiva, 1998.
METAS ECONÔMICAS
Já foi notado que a meta da economia é o desenvolvimento de melhores políticas que minimizem os benefícios recebidos em troca do nosso esforço diário.
Mais especificamente, existe um consenso de que devemos procurar as seguintes metas:
1. Um alto nível de emprego. As pessoas dispostas a trabalhar devem poder encontrar um emprego com razoável facilidade. O desemprego em massa é desmoralizador e representa uma perda econômica: a sociedade é privada dos bens e serviços que os desempregados poderiam ter produzido.
2. Estabilidade de preços. Devem ser evitados aumentos ou quedas constantes no nível geral de preços.
3. Eficiência. Quem trabalha deve querer aproveitar o tempo com a máxima eficiência.
4. Uma distribuição eqüitativa de renda. Se há mitos que vivem luxuosamente, não se pode aceitar que grupos de