Projeto de intervensão do ensino fundamental
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE INTERVENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Patrícia Espinosa
BELO HORIZONTE/2012
PROJETO DE INTERVENÇÃO
1- INTRODUÇÃO
A Constituição Federal de 1988 relata que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho.
Sendo assim, as escolas têm como obrigação atender a todos, seguindo os princípios de igualdade, acesso e permanência, liberdade de aprender e ensinar (artigos 205 e 206).
E, conforme a Lei de diretrizes e bases da educação nacional todas as crianças portadores de necessidades especiais, “haverá quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial”. (Art. 58, inciso I).
A inclusão do aluno com paralisia cerebral no ambiente escolar comum precisa ser discutido e trabalhado nas instituições de ensino até porque a escola é o primeiro lugar onde esta prática deve ser efetivada.
1.1 - PROBLEMA
A escola Sistema Ápice de Ensino é uma instituição de qualidade que tem o compromisso com o desenvolvimento pleno de seus educandos. Entretanto, ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ainda é um desafio, porque as escolas não estão preparadas para receber, porque não tem profissionais capacitados para o atendimento que as crianças precisam e os professores encontram dificuldade e falta de tempo para flexibilizar as atividades.
1.2. PÚBLICO-ALVO
Aluna com paralisia cerebral.
1.3. JUSTIFICATIVA
Considerando a grande dificuldade da aluna com paralisia cerebral em acompanhar o conteúdo do ensino regular ministrado em sala de aula e pela falta de um profissional especializado para o seu acompanhamento, surgiu a necessidade de apresentar