metodologia cientifica
Pode-se observar também a deficiência na formação do professor, e isso reflete no tratamento para com os adolescentes.
Diante dessas considerações, vemos a importância de utilizar a imaginação como recurso nas estratégias de ensino e aprendizagem, e isso deve ser levado em conta quando pensamos na forma como se desenvolve o processo de aprendizagem. Deve-se valorizar o cotidiano e o contexto de cada um para que haja sentido no que está sendo estudado.
O papel dos psicólogos nas escolas é analisar e acompanhar detalhadamente as praticas escolares, com foco nos processos de ensino e aprendizagem, posicionando-se como parceiro do educador e compartilhando conhecimento sobre processos psicológicos. No caso da pesquisa-intervensão, a parceria construída com o professor foi sem duvidas, fundamental para o resultado positivo da intervenção . Observou-se também, que após terminar o projeto o professor utilizou algumas estratégias que foram usadas nas atividades envolvidas, como por exemplo o uso de filmes adaptando ao conteúdo de sua disciplina.
Seria necessário, no entanto, investir em outros estudos que investigassem a concepção dos professores sobre a imaginação, seu conhecimento sobre processos psicológicos envolvidos na aprendizagem e a importância da criatividade na adolescência como potencial a ser explorado nos alunos. Também seria importante investigar de que modo a imaginação pode atuar na criatividade do docente e que dimensão ela ocupa em sua formação, inicial e continuada.
Enfim, questões cujas respostas trariam contribuições à melhoria da qualidade da educação básica.