Projeto de Extensão IFF Macaé
Introdução: Este projeto se insere numa série de atividades comemorativas do aniversário de 20 anos do Campus Macaé. Dentro da Oficina de Teatro, os alunos terão como culminância das atividades a apresentação do espetáculo musical, que fará um paralelo entre as histórias mais marcantes da escola desde a sua criação, e as músicas que marcaram a história no mesmo período, além de músicas da atualidade.
Objetivos: Aprofundar o conhecimento das técnicas teatrais; resgatar a memória de nossa escola e colaborar para a formação de uma plateia criativa e consciente, que amplie suas experiências na área artístico cultural.
Metodologia: Entrevistas aos servidores mais antigos da escola; coleta de dados em jornais; construção do texto; ensaios e apresentações.
Todas as etapas da nossa construção foram coletivas, até mesmo a construção do texto, que foi realizada pelo bolsista Eduardo sempre com a consulta da opinião do grupo.
Ações concluídas e em andamento: Todas as etapas citadas anteriormente foram cumpridas, exceto a das apresentações, cuja estreia está agendada para o dia 5 de dezembro em nosso campus.
Como a nossa relação com a comunidade se dará a partir das apresentações, ainda não podemos avaliar esta etapa do trabalho.
Questões para discussão (para que elas sejam refletidas e avaliadas pelos colegas que também realizam projetos em seus campi): a nossa principal dificuldade é a falta de tempo. Em nossa escola o único dia possível para fazermos qualquer coisa é quarta feira à tarde, que é o dia também das reposições de aulas, reuniões pedagógicas, eventos e tudo o mais. Fica a questão: será que não seria possível um lugar nesta grade para os projetos de extensão? Um lugar já pré-estabelecido, para não sermos atropelados pelas demais atividades escolares?
A falta de espaço para o teatro na escola também tem nos atrapalhado. É verdade que temos uma sala de teatro, mas ela não serve para fazermos apresentações, por ser muito pequena. Já o auditório, não