PROJETO DE ESTRUTURAS NAS FAVELAS
De
Geografia
Nomes: Thâmara Valério, Bárbara Caetano, Camilla Vieira, Anna Luiza Santos
Ano: 8°C VV
Tema: Projetos de infra-estrutura nas áreas periféricas.
Neste trabalho comentaremos a respeito dos diversos projetos sociais que são desenvolvidos nas regiões periféricas do Brasil.
Hoje em dia existem vários grupos e ONGs que auxiliam a vida de milhares de pessoas das favelas com cursos práticos ensinando vários trabalhos assim como também há vários médicos disponibilizando seu trabalho nas favelas.
A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros que buscavam espaços para expressarem suas opiniões, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
A CUFA promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura, cidadania e trabalha grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura além de outros projetos sociais. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura Hip Hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social.
Experiências e projetos sociais de lazer, esporte e cultura são cada vez mais presentes no Rio de Janeiro, sobretudo, voltados para crianças e jovens moradores de favela. Secretarias públicas, organizações não-governamentais e empresas privadas elaboram, financiam e implementam, com grande visibilidade, projetos desse tipo. Essas iniciativas revelam o espaço que a questão vem ocupando na agenda pública voltada para as populações residentes em comunidades carentes da cidade, deixando entrever a existência de uma demanda crescente por projetos e iniciativas sociais desse tipo.