Projeto de estagio - histótia da matematica
1.1 O CONCEITO DE NUMERO
“Noçoes primitivas relacionadas com os conceitos dos números, grandeza e forma podem ser encontradas nos primeiros tempos da raça humana, e vislumbres de noções matemáticas se encontram em formas de vida que podem datar de milhões de anos antes da humanidade.
Em certa época pensou-se que a matemática se ocupava do mundo que nossos sentidos percebem e foi somente no século XIX que a matemática pura se libertou das limitações sugeridas por observações da natureza.
A princípio as noções primitivas de número, grandeza e forma podiam estar relacionadas com contrastes mais do que com semelhanças – a diferença entre um lobo e muitos, a desigualdade de tamanho entre o tamanho de uma sardinha e uma baleia, a dessemelhança entre a forma redonda da Lua e a retilínea de um pinheiro.” (História da matemática p 1, Boyer, Carl, B)
“Uma grande discussão relacionada a origem da contagem é motivada pelas questões: contar é intuitivo; ou ainda, o processo de contagem é evolutivo ou foi criado em algum momento? Em meados do século XIX, os antropólogos acreditavam na unidade psicológica da raça humana e partiram da premissa que, em média, os seres humanos compartilhavam capacidades mentais semelhantes, principalmente no que se refere a contagem. (História da matemática: dos números a geometria p 15)” “A ideia de número finalmente tornou-se suficientemente ampla e vivida para que se sentisse a necessidade de exprimir a propriedade de algum modo, presumivelmente a princípio somente na linguagem de sinais. Os dedos de uma mão podem facilmente ser usados para indicar um conjunto de dois, três, quatro ou cinco objetos, não sendo o número 1 geralmente reconhecido inicialmente como um verdadeiro número” (História d matemática p2 Boyer, Carl B).
2 - EGITO
“A cultura egípcia se desenvolveu no noroeste da África, no vale do rio Nilo, desde aproximadamente o ano 3200 a.C. até os primeiros séculos da era cristã. Ele manteve-se em isolamento,