Projeto de Escola de dança
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – 2011/1
TFG I – ASPECTOS METODOLÓGICOS
Escola de dança para a integração da comunidade
Acadêmica: Rayanne Gomes Guimarães –RA: 54781
Escola de dança para a integração da comunidade
Aspectos Conceituais
Definindo o Problema: Existem em Campo grande alguns projetos sociais que utilizam a dança para proporcionar às crianças e adolescentes de baixa renda uma oportunidade de contato com a arte e cultura, porém a cidade ainda não possui um local adequado que atenda esses projetos, fazendo com que sejam apenas temporários.
Para que se possa dar continuidade a projetos desse tipo, é necessário então projetar um local específico para tais ações, que não sejam apenas oficinas, que também tenham um compromisso com uma perspectiva para um futuro profissional.
Demanda:
Em Campo Grande existem cerca de 600 jovens carentes que são contemplado com aulas de dança pelo Projeto “Arte Sim, Violência Não”, que abrange vários bairros da cidade, além de outros bairros e outros jovens que participam de projetos, como “Projeto Dança Campo Grande”, “Arte na praça”, “Arte Campo Grande”, entre outros projetos que oferecem diversas oficinas de dança que são propostos pela Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.
Situação Atual:
Em Campo Grande existem várias crianças e adolescentes de baixa renda que não possuem acesso a cultura, no caso a dança, e nem possuem perspectivas para um futuro e uma auto-estima.
Por outro lado existem os projetos culturais que envolvem a dança, porém são temporários, o jovem participa dessas ações, só que logo esses projetos são interrompidos, por falta de uma estrutura que atenda as necessidades dos programas.
Cenário de Estagnação:
Sem um local específico para os projetos de danças acontecerem, continuarão tendo projetos temporários, não aproveitando o jovem interessado, e nem dando perspectivas