Projeto de Enriquecimento Ambiental - MTP
1- INTRODUÇÃO 4
2- REFERENCIAL TEÓRICO 4
3- MATERIAIS E MÉTODOS 6
4- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 9
5- REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Segundo Young (2003), pode-se definir bem-estar animal como a devida manutenção do mesmo, proporcionando-lhe boas condições de saúde através da prevenção de doenças infecciosas, acesso à alimentação e água, melhorias ambientais e conforto, visando sua integridade física e mental. Tomando por base tais fatores, é evidente a maior incidência de baixo bem-estar no cotidiano de animais que vivem em cativeiro, visto que o ambiente natural oferece situações as quais o animal não encontrará no recinto o qual está inserido.
Atualmente existem vários trabalhos que evidenciam alterações de comportamento em animais cativos a partir da aplicação de técnicas de enriquecimento ambiental. Neste sentido, com este trabalho objetiva-se aplicar tais técnicas nos animais da espécie Panthera onca presentes no Parque do Sabiá em Uberlândia – MG, visando analisar e registrar suas influências, observar se houveram mudanças comportamentais após a execução dos métodos de enriquecimento, quais foram estas alterações e se estas foram de fato significativas.
Espera-se que com a aplicação dessas técnicas os animais respondam de forma positiva manifestando um aumento da diversidade de comportamentos e capacidade de interação e a diminuição de comportamentos geralmente relacionados com o desinteresse e a agressividade. Também é esperado que a partir de análises após a aplicação do enriquecimento ambiental, possa-se perceber uma diminuição considerável de comportamentos que representem estresse,