Projeto de Engenharia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - DCET
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: Introdução à Engenharia de Produção
Professor: Felinto Guimarães
Semestre 2013.2
RELATÓRIO DO PROJETO
Data: 06/09/2013
ALUNOS: Caroline Cunha
Sarah Greicy
Giovani Luciano
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A solução de problemas em engenharia geralmente visa à elaboração de um novo produto, sistema ou processo, ou à sua melhoria. E isso é feito através de um projeto, que é o produto de um plano e de um trabalho deliberadamente realizados para satisfazer alguma necessidade.
A cada dia o homem busca o desenvolvimento de equipamentos visando ao aumento da produtividade e redução de esforços humanos em suas atividades. Neste contexto, o nosso Projeto de Engenharia auxilia na agilização da escrita. Dentre os materiais mais usados para redigir encontram-se a lapiseira (ou lápis), a caneta, a borracha e o corretivo. Os modos de uso desses objetos, sua escolha, a receptividade, ausências e presenças de utensílios, o preço, os processos de aquisição e procedência, entre outros, são elementos que participaram ativamente para a criação e operação do nosso projeto.
O presente projeto refere-se a um utensílio que acopla borracha, corretivo, caneta e lapiseira em um só instrumento, dito “Scribere”. Tendo em mãos esse dispositivo, a escrita e as possíveis correções serão feitas de forma prática e eficiente.
OBJETIVO GERAL
O Scribere é um dispositivo que reúne alguns dos objetos mais utilizados na escrita manual. Sendo possível apresentar uma caneta, uma lapiseira, um compartimento com corretivo líquido e uma borracha, em apenas um dispositivo. Permitindo uma escrita e correção (de tinta ou grafite) em um só produto.
O dispositivo apresentará vantagens, tais como:
1. Praticidade ao consumidor;
2. Exclusividade;
3. Convergência: permite escrita e correção em apenas um produto, devido ao seu design 4 em 1;
4. Facilitação do transporte, redução do volume de