projeto de enfermagem
O estágio é um componente do processo pedagógico que visa proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. Através deste os pressupostos pedagógicos teóricos e metodológicos dão colocados em prática.
Nesse sentido, a prática do estágio oportuniza ao aluno experiências estimuladoras e significativas para a sua formação profissional, constituindo-se num conjunto de atividades que possibilitam ao acadêmico observar, planejar e executar atividades comprometidos com o conhecimento da realidade e das questões referentes a sua profissionalização.
Na Enfermagem, o estágio curricular supervisionado possibilita o estudante experienciar os conceitos e teorias científicas relacionadas ao ato do cuidar em diferentes contextos da saúde, aprendendo que o mais importante é possibilitar ao paciente, a restauração do seu estado de saúde, e consequentemente, garantir e atender as suas necessidades básicas, que de acordo com Maslow(1954), tem como objetivo final, a integração do funcionamento humano e da saúde.
Nesse sentido, sendo estudante de enfermagem e reconhecendo a importância do estágio supervisionado no âmbito da Enfermagem como balizador da teoria/prática é que se faz pertinente trazer como questão norteadora do estudo: Como tem sido a relação entre a teoria e prática de estudantes de enfermagem durante os estágio supervisionado? Assim, a pesquisa buscará conhecer como tem sido conduzida a relação teoria/prática na vivência de estudantes de enfermagem durante o desenvolvimento dos estágios supervisionados. Como objetivos específicos:Descrever a relação teoria-prática na perspectiva dos alunos deenfermagem da Faculdade Maria Milza (FAMAM)frente ao estágio supervisionado;Discutir a relação teoria-prática na perspectiva dos alunos de enfermagem da Faculdade Maria Milza (FAMAM) frente ao estágio supervisionado. Nessa perspectiva, a pesquisa justifica-se por possibilitar os estudantes de enfermagem conhecer como tem