Projeto de enfermagem
2 TEMA
Dengue Hemorrágica.
2.1 Delimitação do Tema
A Assistência de Enfermagem no Tratamento da Dengue Hemorrágica.
3 OBJETIVO GERAL:
Analisar a assistência de enfermagem ao paciente suspeito/confirmado de dengue hemorrágica.
3.1 Objetivos Específicos:
a) Relatar e detalhar a patogenia, fisiopatologia e diagnósticos da dengue hemorrágica; b) Descrever aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais dos casos de febre hemorrágica da dengue (FHD) e de dengue com complicações (DCC) notificados em uma UBS na cidade de Manaus; c) Mostrar os cuidados preventivos, no sentido de evitar os riscos e epidemia; d) Descrever as ações realizadas pelo enfermeiro nos casos de suspeita ou confirmação de dengue hemorrágico.
4 INTRODUÇÃO:
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode ter a forma benigna ou grave, conforme sua apresentação, que podem ser: a dengue clássica (DC), a febre hemorrágica da dengue (FHD) ou a síndrome do choque da dengue (SCD), podendo até evoluir para o óbito. O Aedes aegypti foi erradicado diversas vezes do Brasil. Sendo assim, o presente trabalho visa compreender quais as medidas necessárias para conter uma epidemia de tão grave doença que pode levar um doente rapidamente ao óbito, caso não sejam tomados os cuidados devidos em tempo. A dengue é um problema de saúde pública em que o governo vem tendo como prioridade controlá-la, por meio de ações de monitoramento da circulação viral, identificação, tratamento e eliminação de criadouros, bem como ações educativas as quase objetivam sensibilizar a população quanto à importância que cada um tem para o controle dessa doença.
5 JUSTIFICATIVA:
Esse trabalho não tem por pretensões trazer algo novo ou supostas soluções para nosso atual quadro epidemiológico, mas sim, mostrar a gravidade que a dengue apresenta quando acomete os indivíduos.