Projeto de administração enfermagem
ASSISTÊNCIA SOCIAL DOMICILIAR AOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL E SUAS FAMÍLIAS
O QUE É?
Esse projeto tem como questão principal a inserção do Serviço Social no campo de saúde mental, tratando de forma mais abrangente o trabalho realizado junto aos portadores de transtorno mental e seus familiares.
Visa proporcionar uma aproximação a cerca da realidade vivenciada pelo portador de transtorno mental e o trabalho realizado junto a sua família, cuja intervenção do assistente social deve estar em conjunto com as necessidades dos usuários, de forma a proporcionar autonomia e lutar pela efetivação dos direitos.
POR QUE ASSISTENCIA SOCIAL A PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS E SUAS FAMÍLIAS?
Família. Como defini - lá? Existe o modelo ideal? Qual delas oferece maior satisfação a seus membros? Enfim, as indagações são inúmeras, porém jamais se obterá uma resposta concreta, pois a família é extremamente dinâmica, correspondendo igualmente às transformações colocadas na sociedade, mas diante desta versatilidade algo é inquestionável: a influência que ela exerce sobre o indivíduo, seja de forma positiva ou negativa.
Não podemos negar a importância que a família tem perante seus membros e também à sociedade como um todo, seja qual for a maneira que ela estiver constituída; portanto é chamada a participar efetivamente do cotidiano de seus membros; participação esta que é um processo constante pois, está relacionada à todos os momentos da vida do seu integrante e também às fragilidades que traz consigo, por isso as relações familiares são alvo de análise ao tratar-se do portador de transtorno mental,esteja ele em condição de vulnerabilidade ou não.
É diante disso que cabe apresentar a visão do Serviço Social perante a família, pois esta não é apenas considerada como quem cuida, mas principalmente como merecedora de cuidados para que possa desenvolver sua função. São constantes as críticas acerca da