Jogos de A a Z
Materiais:
Quadra, campo, clubes.
Pedaços de fita.
Desenvolvimento: O grupo é dividido em dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivo. Ao sinal do mestre, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas
Finalização: Quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.
Restrições: Pode ser jogado por crianças de todas as idades. Jogar de tênis de preferência, usar roupas apropriadas para atividade física, não misturar crianças de idades muito diferentes das outras para evitar que se machuquem.
BOLICHE CEGO
Materiais: Quadra fechada. Em caso de recicláveis, garrafas PET, bola e uma venda, ou pinos próprios para brincadeiras de boliche.
Desenvolvimento: Os participantes devem se dividir em dois grupos, onde cada um irá jogar na sua vez, os pinos ficarão arrumados a sua frente. Jogam um participante de cada equipe. É um boliche comum, mas os participantes jogam de olhos vendados. O objetivo do jogo é derrubar o último pino, não importando quantos lançamentos foram, uma vez que quando um erra, é a vez do outro.
Finalização: Quem conseguir derrubar todos os pinos primeiro, vence.
Restrições: Não há nenhum tipo de perigo nesta brincadeira.
COBRINHA
Materiais:
Pátio escolar, quadra, campo, clubes, hotéis. 1 corda grande.
Desenvolvimento: Dois participantes seguram nas extremidades da corda e começam a fazer movimentos, com ela iniciando do chão e cantando. Enquanto isso, os demais participantes deverão ultrapassar a deverão passar para o outro lado, quem pisar na corda sai da rodada. A cada passada completa dos participantes o nível de dificuldade irá aumentando até que alguém pise na corda ou não consiga passar.
Finalização: Quem se permanecer na rodada até o final será o vencedor.
Restrições: Maiores de 5 anos. Ideal que se brinque