PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Composteira Caseira
Andressa Caroline de Lima
Cursando Bacharelado em Gestão Ambiental - Uergs
TEMA
Desenvolvimento de composteira caseira.
JUSTIFICATIVA
A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por ação de microrganismos que na presença de oxigênio originam uma substância designada composto.
A proposta deste projeto é proporcionar a reflexão dos que habitam na residência quanto à questão da diminuição do lixo e sua utilização para fins que beneficiem os mesmos, como o uso do composto final. A execução deste projeto trará não somente a conscientização dos moradores, mas proporcionará a diminuição de resíduos orgânicos enviados ao aterro, e o produto final do processo será utilizado em hortas e jardins da residência. A implementação do plano de compostagem domiciliar possibilitará a análise do processo pelo qual os resíduos passam, e da eficiência da composteira.
OBJETIVOS
Incentivar os moradores a refletir sobre o descarte de resíduos orgânicos; Através do composto a ser formado, despertar interesse na valorização do resíduo orgânico já que o mesmo será útil;
Gradativamente conscientizar os moradores a reduzir os resíduos que não podem ser compostados;
Analisar o processo de decomposição dos resíduos orgânicos que serão destinados a composteira;
Enriquecer o solo do jardim e horta da residência, pois o mesmo é muito pobre.
RESÍDUOS COMPOSTÁVEIS
Restos de alimentos, como verduras, cascas e talos (podem se converter em excelentes fontes de nitrogênio);
Resíduos frescos, como podas de grama e folhas (possuem alta concentração de nitrogênio);
Serragem (não tratada - sem verniz) e folhas secas (ajudam no equilíbrio, são ricos em carbono e evitam o aparecimento de animais indesejados e do mau cheiro);
Alimentos cozidos ou assados (podem ser usados desde que em pequenas quantidades. É preciso evitar o excesso de sal e conservantes dos alimentos processados.