PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O lixo também chamado de rejeito passa por um processo de exclusão: ele é “posto para fora de casa” e deve cumprir ritos de passagem, respeitando regras próprias. Assim não deve ser deixado em qualquer lugar, pois não há duvidas que os resíduos sólidos contenham várias substâncias que podem afetar a saúde do homem, seja através de contato direto ou indireto, por meio dos micros e macro-vetores, assim como causar impactos extremamente negativos ao meio ambiente.
Dentre os diversos problemas ambientais mundiais, a questão do lixo é das mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós. Abordar a problemática da produção e destinação do lixo no processo de educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo como parte atuante no meio em que vive (LEMOS et al. 1999).
Ao contrário de outros seres vivos que, para sobreviverem estabelecem naturalmente o limite de seu crescimento e consequentemente o equilíbrio com os outros seres e o ecossistema onde vivem a espécie humana te dificuldade em estabelecer o seu limite de crescimento, assim como pra relacionar se com outras espécies e com o planeta. Essa é a fronteira entre o conhecimento e a ignorância humana sobre sua própria casa, o Planeta Terra. (DONELA, 1997).
Uma educação transformadora envolve não só uma visão ampla de mundo, como também a clareza da finalidade do ato educativo, uma posição política e competência técnica para programar projetos a partir do aporte teórico e formador de profissional competente. (JR PHILIPPI; PELICIONI, 2005)
Dentre o contexto vemos a importância de educarmos as pessoas a uma nova consciência a fazer todos lembrarem que o mundo em que vivemos não é infinito e que temos que cuidar melhor dele. A educação é o inicio de tudo, mas, como já temos pessoas com uma opinião formada é difícil mudar o ponto de vista de todos, então a melhor forma de conscientizar pessoas e começar daqueles que ainda estão em formação que ainda aprendem todo o dia o