Projeto De Educa O Patrimonial Silas Lopes
Centro de Ciências Humanas – CCH Curso de História-2º período Acadêmico: Francisco Silas Lopes Simão
PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Disciplina: Prática I: Educação Patrimonial
Professor: Edilberto Florêncio
Sobral- CE INTRODUÇÃO
Nosso presente é fruto da atuação de nossos antepassados e o futuro de nossas futuras gerações depende de nossas atitudes presentes. Por isso pensar o patrimônio cultural como parte de nosso cotidiano,reconhecer o valor daquilo que corriqueiramente vemos,tocamos e fazemos é imprescindível para garantir a qualidade de vida de nossa comunidade no presente e no futuro. Assim entendemos a importância de nosso patrimônio na nossa identidade cultural e de nossa comunidade.
O patrimônio cultural não diz respeito somente a coisas antigas. Ele é vivo e dinâmico, como nossa cultura, que herdamos de nossos antepassados e reelaboramos todos os dias, de acordo com nossas necessidades no presente.
Educação Patrimonial é fazer com que as pessoas entendam como cidadãos responsáveis pelo cuidado com o patrimônio cultural de nosso município e saber reconhecê-los como bens e, junto com a comunidade e o poder público, conservá-los para as gerações futuras. Reconhecer o valor do bem patrimonial é manter vivas a história e identidade do município, sendo o sujeito cidadão, àquele que valoriza, respeita e, principalmente, tem “amor” pelo que foi construído.
Segundo o Instituto estadual de patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais A educação patrimonial consiste em provocar situações de de aprendizado e sobre o processo cultural e seus produtos e manifestações,que despertem os alunos o interesse em resolver