Projeto De Educa O Nutricional Finalizado
ALINNY LOURENÇO
ANA PAULA BRAUN
HANIELLE GUISSO
LAYLA NICOLINI RIBEIRO
LUCINÉIA HOLZ
MARIA LUIZA PIMENTEL
SOLANGE MOREIRA
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Vitória
2015
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
ALINNY LOURENÇO
ANA PAULA BRAUN
HANIELLE GUISSO
LAYLA NICOLINI RIBEIRO
LUCINÉIA HOLZ
MARIA LUIZA PIMENTEL
SOLANGE MOREIRA
PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICINAL PARA A TERCEIRA IDADE
Trabalho realizado como requisito parcial de nota do curso de Nutrição 5º período, disciplina de Educação Nutricional da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, sob orientação da professora Paula Cristina Campos.
Vitória
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 5
3. OBJETIVOS 8
4. METODOLOGIA 9
5. RESULTADOS ESPERADOS 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. Introdução
O envelhecimento é um processo natural e irreversível do ser humano, no qual ocorrem diversas alterações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas, psicológicas e sociais. Desta forma, mudanças externas e comportamentais também devem ocorrer nesta fase da vida. A educação nutricional tem como objetivo melhorar a qualidade de vida destas pessoas, proporcionando-lhes um envelhecimento saudável.
Uma alimentação adequada está diretamente relacionada com um envelhecer saudável, proporcionando uma terceira idade mais ativa. A nutrição e a saúde estão intimamente ligadas, estas contribuem para o bem estar do indivíduo. A nutrição tem um papel importante na modulação do processo de envelhecimento humano e o consumo alimentar está diretamente ligado a qualidade de vida (GINDRI, 2013).
A desnutrição, sobrepeso e obesidade estão associados com um risco aumentado de morbidade e mortalidade, taxas maiores de infecção, aumento do número de quedas e fraturas, maior tempo de internação, bem como o agravamento de doenças e consequente diminuição da qualidade de vida.
Hábitos alimentares errôneos associados como o sedentarismo e estresse, contribuem