Projeto de criação de instituição de ensino profissionalizante
- CURSOS DIVERSOS
Introdução
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Serviço
Ramo de Atividade: Ensino e treinamento
Tipo de Negócio: Cursos diversos
IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS:
Devemos selecionar áreas a serem implantadas no curso, exemplo, Informática, Web Design, Programação e Profissionalizantes.
MERCADO: Devemos observar as deficiências das escolas atuantes para poder atrair os clientes.
Existem dois nichos principais no ramo de cursos de informática:
- Cursos básicos: indicados para aqueles que necessitam das primeiras noções referentes aos aplicativos mais usados;
- Cursos especializados: Indicados para o público que já possui o conhecimento dos aplicativos básicos e necessitam se aperfeiçoar na utilização de softwares mais específicos e sofisticados.
Os cursos básicos sofrem maior concorrência, uma vez que são oferecidos por praticamente todas as escolas, o que fará o diferencial nesse caso será a localização e o preço. No caso dos cursos específicos, o público é bem definido e o diferencial está concentrado na qualidade do curso.
LOCALIZAÇÃO: A escola deve estar localizada, preferencialmente, num local de fácil acesso com estacionamento e segurança, isso já foi definido.
ESTRUTURA: Os ambientes devem ser divididos em salas de aula, um escritório, uma recepção e banheiros (masculino e feminino). As salas devem ser confortáveis, com boa iluminação e ausência de ruídos. Deverá fazer adaptações das instalações elétricas de modo a proporcionar a perfeita adequação aos equipamentos de informática. Devemos se preocupar com o mobiliário, deve ser flexível e que possibilite ajustes. A iluminação é muito importante para o conforto. Se o sol ficar direto no local de trabalho, causa cansaço visual.
Discriminação:
- Sala dos Coordenadores (Vendedores) / Receber aluno e responsável
- Sala financeiro / Local destinado à contabilidade da escola
- Salas de aula
- Cadeiras e