Projeto de biblioteca, em linguagem de programação c
Atividade de Psicologia I
Aluna: Shenia Tamires da Silva Cavalcante
Recife, 30 de janeiro de 2014.
Assuntos abordados em sala de aula:
Vimos que, cada ser humano tem características próprias, que os tornam únicos. Mas, para conseguirmos explicar este fato, temos que ter levar em consideração dois aspectos essenciais: o meio e a hereditariedade. Em sala de aula, assistimos um filme chamado Nell, onde conseguimos visualizar bem o que foi discutido sobre a influência do meio no desenvolvimento de um indivíduo. Ainda neste contexto, tratamos sobre fatores na vida do ser humano chamados pontos críticos, ou ideais, fatores estes que, em determinada fase de nossas vidas, “afloram” e facilitam o nosso aprendizado para realização de determinadas atividades.
Questionamentos propostos:
1º) O que os estudos da Psicologia sobre a Hereditariedade e o ambiente nos apontam sobre as influencias que estas duas dimensões têm no nosso desenvolvimento e aprendizado?
2º) Explique o que são os Períodos Críticos e de que maneira elas podem contribuir para a prática dos educadores?
3º) O que o filme Nell nos permite compreender sobre a relação entre hereditariedade e ambiente?
Respostas:
1) Mesmo que um traço seja muito influenciado pela hereditariedade, o ambiente pode muitas vezes ter um impacto mais determinante, já que as influências genéticas raramente são imutáveis. Observamos que a hereditariedade tem uma contribuição e influência para o desenvolvimento humano, porém não é determinante para caracterizar o comportamento do indivíduo. Não se pode de maneira alguma ignorar o fator ambiente, que muitas vezes acaba sendo mais intenso na influência psicológica do indivíduo do que a hereditariedade. Mas é importante entendermos que os seres humanos continuam a se desenvolver por toda a vida e o desenvolvimento geralmente se dá com a combinação