PROJETO DE AÇÃO
APRESENTAÇÃO
O Centro de referência de Assistência Social - CRAS é uma unidade de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais no território, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
O Projeto Amor de Mãe abrange o acesso aos direitos e serviços básicos, a sua inclusão em redes sociais de participação e solidariedade, a apropriação de informações e conhecimentos dos direitos.
É nos grupos que se cria uma rede de “vínculos, comunicação e poder”, eles tem grande potencial de mobilização, aprendizagem e reflexão. A experiência de cada um pode ser comunicada e receber novos sentidos, as atitudes de cada membro podem ser repensadas e as relações novas podem trazer a possibilidade de revisão e superação do que foi anteriormente vivido.
O Projeto Amor de Mãe acontece em encontro semanal onde se vivencia questões de interesse comum e que serão compartilhadas e refletidas coletivamente.
Durante o encontro as gestantes trocam experiências para o exercício da escuta e da fala oportunizam e compartilham suas vivências dentro de um contexto de proteção mútua, afeto, desenvolvimento pessoal e solidariedade.
Para que a oficina aconteça serão realizados encontros coordenados seguindo normas de processo grupal. Segundo Zimerman & Osorio (1997), “um conjunto de pessoas constitui um grupo e o ser humano é gregário por natureza e somente existe, ou subsiste, em função de seus inter-relacionamentos grupais”. Um grupo não é uma simples soma de pessoas; ao contrário, ele se forma como uma nova associação, com leis e mecanismos próprios e exclusivos (Zimerman & Osório, 1997).
JUSTIFICATIVA
O município de Cidade Ocidental, localizado no Estado de Goiás possui aproximadamente 58.262 habitantes e está a 49 km de