Projeto de ação
SERVIÇO SOCIAL - 6º PERÍODO
Elzanir Araruna Coqueiro
Maisa Neves do Espírito Santo
Valdilene de Lima Patez Dantas
Vilma Nascimento Bastos
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
APAE/VC - Vespertino
Este Projeto de Intervenção foi elaborado como base para o desenvolvimento da ação intervencionista no campo de estágio (APAE/VC), considerada como atividade complementar e avaliativa da disciplina de Estágio Supervisionado II, ministrado pela professora Alessandra Ruita Santos, servindo como parâmetro para o cumprimento do estágio curricular obrigatório, concluído em ____/____/2009.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
Janeiro / 2009
1. APRESENTAÇÃO
Apae – Associação de pais e amigos dos Excepcionais – de Vitória da Conquista, campo onde está sendo desenvolvido o estágio curricular obrigatório, é uma instituição sem fins lucrativos conforme Estatuto, definida segundo interpretação de Fernandes (1994) apud (módulo 6° período de Serviço Social – UNITINS/EADCON – 2008, p.247), como uma organização do Terceiro Setor, e passa a existir no ano de 1977, a partir da necessidade de melhor assistir os deficientes mentais do município.
A instituição atende hoje, aproximadamente 320 alunos com idade que varia de 0 a +/- 60 anos e são distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, onde este último é direcionado aos alunos com idade a partir dos 14 anos. Seu público alvo são pessoas com deficiências Mental e Múltipla (Síndrome de Down, Síndrome de Autismo, Paralisia Cerebral), sendo importante ressaltar que, o atendimento institucional se estende também aos familiares, configurado como uma das atribuições do Serviço Social de acordo com o seu Regimento Interno Art. 50.
Considerada a família como principal agente formador da personalidade da pessoa humana, uma parceria e apoio a esta, torna-se essencial no processo de desenvolvimento físico, emocional e social do aluno.
Nesta perspectiva, é válido