PROJETO DE AÇÃO
1. APRESENTAÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 7
4. PÚBLICO ALVO 8
5. METAS A ATINGIR 9
6. METODOLOGIA 10
7. RECURSOS HUMANOS 11
8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 12
9. AVALIAÇÃO 13
10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 14
11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA 16
12. ANEXOS 17
1. APRESENTAÇÃO
As drogas estão presentes em todos os espaços da sociedade, inclusive no universo escolar. Pesquisas recentes com alunos, pais e integrantes do corpo técnico-pedagógico de diversas capitais brasileiras indicam a presença de drogas nas imediações da escola.
A escola aparece como alvos potenciais dos traficantes, que podem ultrapassar os limitem do muro escolar. Porém, esse contexto de dificuldades é passível de mudanças por meio de ações, diálogo, proteção e prevenção, o que mostra que a escola também pode contribuir para a diminuição do uso de drogas.
A família, portanto, constitui uma dimensão importantíssima, na identificação das causas de um problema e na prevenção do uso de drogas entre adolescentes.
Além da busca por soluções conjuntas nos níveis interno e externo, é preciso fazer com que as crianças e adolescentes participem das decisões que vão transformar a sua realidade sócio-familiar.
Dentre os males que assolam a sociedade brasileira as drogas é a que mais causa prejuízo social, além de danos a saúde e transtornos familiares quase sempre irremediáveis, primeiro a pessoa usuária, após tornar-se dependente vincula-se a uma rotina criminosa para adquirir a droga substância destruidora da sua própria saúde. Logo depois a família é tomada pelo sofrimento de ver o dependente destruir a própria vida e a convivência familiar, pois torna-se violento, indisciplinado e desobediente. E assim a sociedade se ver aterrorizada pelas ações criminosas, movidas pelas ações dos traficantes.
Diante disso e da realidade vivenciada a cada dia em nossos bairros é que optei em criar um projeto de intervenção para a