PROJETO DE AULA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino de Arte e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, Seminário V, Professoras: Helenara Sampaio, Laura Célia S. Cabral, Andréia Zômpero e Juliana Fogaça Simm.
Tutora eletrônica: Tânia Regina Caldini
Tutora de sala: Claudia Terres Ferreira
LAJEADO
2013
Cruzeiro do Sul e seus pontos turísticos.
Hoje vamos estudar os pontos turísticos do nosso município, município este que é representado por cinco estrelas e nos perguntamos por que estrelas? É a constelação do Cruzeiro do Sul (um montinho de estrelas lá no céu).
Nosso município tem muitas coisas que nos causam curiosidades, como por que anjo? É o anjo São Gabriel, protetor do município e que foi o primeiro nome que o município recebeu. Está ali como que para proteger a memória do povo (das pessoas), este nome também foi dado para o hospital do município e para a Igreja matriz.
A Casa do Morro foi construída por ordens do Tenente Coronel Primórdio Centena Xavier de Azambuja, filho de Laura e João Xavier Azambuja, após a Guerra do Paraguai.
Em 1872, quando voltou da guerra, o Tenente coronel construiu sua casa nas margens do Rio Taquari, nas proximidades de uma figueira (uma árvore bem grande) na estrada que dava acesso à localidade de Mariante. Um ano depois ocorreu uma enchente de grandes proporções e as águas inundaram sua moradia. Inconformado com a situação, o militar resolveu construir uma casa no alto do povoado, que mais tarde ficou conhecida como a Casa do Morro.
A casa do Morro estava sendo cuidada até o ano de 1914, enquanto lá residia o Tenente Rafael Fortunato de Azambuja. Nos anos que se seguiram a Casa do Morro foi ocupada por moradores e, depois disso abandonado a própria sorte.
Pensando que haviam tesouros escondidos e enterrados no porão da