a construçao escolar
Em relação ao texto a parte que me fez refletir sobre minhas observações na escola foi essa:
O uso de alinhamentos, a formação de grupos e outras estratégias típicas dessas aulas, permitem que o professor ou professora exercite um olhar escrutinador sobre cada estudante, corrigindo sua conduta, sua postura física, seu corpo, enfim, examinando-o/a constantemente.
Alunos e alunas são aqui particularmente observados, avaliados e também comparados, uma vez que a competição é inerente à maioria das práticas esportivas.
Não se pode negar que ser o melhor, no esporte, pode representar, especialmente para um menino ou um jovem, um valorizado símbolo de masculinidade.
Sheila Scraton (1992), por outro lado, ocupa-se de modo particular das meninas e afirma que os cuidados com relação à sua sexualidade levam muitas professoras e professores a evitar jogos que supõem "contato físico" ou uma certa dose de "agressividade".
Geralmente é claro na escola o cuidado na relação de gênero com atividades distintas entre meninos, com o discurso que são mais ativos e podem ter mais liberdade e meninas são mais quietas e delicadas, propensas as atividades domésticas. Nas aulas de educação física as meninas são designadas a jogar vôlei e os meninos futebol, mesmo às vezes notado a vontade de ambos a praticar outro esporte. Mas parece que esta explícito que futebol não é jogo pra mulher e vôlei não é jogo para homem pelo menos na nossa região é visto dessa maneira. Também raramente é visto as meninas jogando futebol junto com os meninos. Não somente nas aulas de educação física é observado uma separação dos gêneros. Quando é feito trabalhos em grupos nas aulas das diversas disciplinas são formados por meninos ou grupos de meninas.Geralmente as meninas que apresentam um “mau” comportamento são disciplinadas e alertadas que parecem meninos ou vice-versa.esse comportamento dos sujeitos da escola leva sempre a reproduzir as