logistica global
VISÃO GLOBAL
A globalização é um fato que as empresas não podem negar.
Fechar os olhos e deixar seus concorrentes passarem a sua frente com novas tecnologias de produção, vendas, informação e logística, é o mesmo que decretar a falência da empresa.
A logística deve ser usada como mecanismo de concorrência frente ao novo mercado global.
O gestor dessa nova era deve estar atento as grandes mudanças de cada setor da economia, visto que a logística moderna passou a ser uma grande fonte de competitividade.
MUDANÇA NECESSÁRIA
É necessária uma mudança no panorama atual. O governo federal e a iniciativa privada precisam se unir para o desenvolvimento da logística no Brasil com a construção em parceria de rodovias, portos e ferrovias. Caso contrário o mercado brasileiro ficará em segundo plano no forte mercado global.
As empresas deverão realizar melhorias em sua base de produção e implementar conceitos logísticos em todos os seus setores, para poder competir de igual para igual com seus concorrentes nacionais e internacionais.
A REALIDADE BRASILEIRA
A precária infraestrutura
Concentração no transporte rodoviário de cargas (o mais caro entre todos)
Falta de mão de obra especializada
Pouco incentivo para a pesquisa desse setor
COMPETITIVIDADE
Como fator de sucesso, a logística global está assumindo, cada vez mais, uma posição de destaque no pensamento e na ação estratégica.
A logística passou do conceito operacional para estratégico dentro a empresa e deve receber total atenção em uma tomada de decisão.
FATORES COMPETITIVOS
Fornecer serviço ao cliente e que não seja superado por ninguém
Satisfazer totalmente as necessidades de escolha do produto, entrega em tempo e disponibilidade de estoques a um preço competitivo.
Diagnóstico Empresarial
O Diagnóstico Empresarial tem por objetivo proporcionar aos dirigentes das empresas uma visão ampla e detalhada de seus processos, auxiliando na tomada de decisões.
ETAPAS DO DIAGNÓSTICO