Projeto cultural
Projeto Cultural
Figurativa:
Nominativa:
Marca mista:
Projeto Adote uma arte
Apresentação
Os orfanatos servem como abrigo há menores de idade órfãos, crianças abandonadas ou que sofrem de maus-tratos, proporcionando-lhes cuidados pessoais, educacionais e médicos. Uma instituição de assistência social sem fins lucrativos, isentos de impostos, em muitos casos se mantém através de doações tanto financeiras quanto trabalho voluntário, hoje são inúmeros os orfanatos e em sua maioria não possuem uma estrutura adequada para abrigar essas crianças.
O projeto ADOTE UMA ARTE consiste em um documentário em vídeo e exposição fotográfica sobre crianças de zero a dezessete anos que vivem em abrigos. Com um acompanhamento diário durante doze semanas e três dias de acordo com nossos avanços para compreender o dia a dia de cada um deles e como se sentem em relação ao ambiente que vivem, como lidam com o preconceito por serem órfãos tanto das pessoas no geral quanto deles próprios.
Algumas crianças encontram maior dificuldade na hora da adoção por inúmeras razões, por exemplo: segundo nossa constituição, não podem separar irmãos, os casais dão preferências a recém-nascidos, levando em conta a cor, aparência, condição física e mental. O projeto tende expressar através de esculturas, desenhos, fotos entre outras formas de expressão artística um universo esquecido de cada criança, envolvendo-as no projeto, mostrando-lhe referencias, documentando cada momento e assim enfatizar a população sobre a importância da adoção e do apoio a essas instituições.
O primeiro passo é interagir com as crianças para entendê-las e a partir de então introduzi-las ao meio artístico trazendo peças teatrais, pinturas a dedo, coletivas, artesanatos, ensaios fotográficos, conquistando sua confiança para que ao final elas consigam transmitir seus sentimentos através da