projeto CREAS
ADOLESCENTES
ABRIGADOS: UMA
PROPOSTA DE RESGATE
DOS VÍNCULOS
Adriane Cristine Oss-Emer Soares
Stela Regina Welter
INTRODUÇÃO
Este trabalho faz parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão
“Famílias de crianças e adolescentes abrigados: uma proposta de resgate dos vínculos”. Tal projeto está inserido nas atividades de estágio curricular desenvolvido pelo Curso de Psicologia da UFSM em algumas Instituições de Abrigos da cidade.
Este projeto visa trabalhar as relações familiares de crianças e adolescentes que se encontram em situação de abrigamento ou em ASEMA (Apoio sócio-educativo em meio aberto) em três instituições de Santa Maria.
As ações desenvolvidas procuram resgatar ou fortalecer os vínculos entre familiares e crianças e adolescentes abrigados.
Três instituições estão inseridas nas atividades propostas pelo projeto. A instituição
1 é um local de abrigamento para meninos de seis a doze anos de idade, em situação de risco pessoal ou social. Esta instituição funciona nos regimes de abrigo e ASEMA, atendendo em média vinte meninos.
A instituição 2 abriga meninos de seis a dezoito anos e tem a finalidade de dar proteção, apoio e educação as crianças abandonadas, negligenciadas ou em situação de vulnerabilidade social. A instituição funcionava em duas modalidades, casas-lares e apartamento, em regime de abrigo.
Atualmente disponibiliza somente atendimento sócio-educativo em meio aberto.
A instituição 3 atua na modalidade de abrigo. A medida de abrigamento inclui a possibilidade de acolher meninas e meninos, preferencialmente grupos de irmãos. As meninas devem ter entre 0 e 15 anos de idade, já os meninos não podem ultrapassar aos 5 anos idade.
OBJETIVOS
Resgatar os vínculos familiares de crianças e adolescentes que se encontram em situação de abrigamento; Oferecer apoio às famílias das crianças que estão abrigadas, no sentido de trabalhar o retorno da criança/ adolescente à família;
Trabalhar as principais