Projeto graffiti - creas
Introdução
A arte nas paredes é uma das mais antigas formas de expressão do saber humano. As pinturas rupestres encontradas em cavernas por paleontólogos, arqueólogos e historiadores demonstram que a partilha de idéias, sentimentos e histórias de vida através da produção de painéis pintados em paredes é uma efetiva e milenar forma de expressão.
Nas grandes civilizações da Antiguidade, especialmente no Egito, Grécia e Roma, a utilização de variadas técnicas (mosaico, pintura, escultura) auxiliou a perpetuar as paredes como autênticos ateliês demonstrativos da cultura desses povos. O passar do tempo aperfeiçoou ainda mais essa arte/forma de comunicação.
Histórico
Não contamos, nessa região com propostas de trabalho envolvendo a produção dos grafites/murais com uma coordenação, um projeto de ação e realização.
Objetivo geral
Investigar os conceitos de cultura e criatividade da arte contemporânea com ênfase na ampliação do repertório dos alunos e no comprometimento com sua formação cultural, visando à construção da cidadania e à transformação social. Formar jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade.
Objetivos específicos
Desenvolver no aluno participante; habilidade manual, habilidade perceptiva, capacidade reflexiva e formação de consciência crítica.
Justificativa
Atualmente, os artistas de formação clássica empreendem longos trabalhos de investigação antropológica contemporânea, métodos e processos atuais, deixando pra trás muito do que se aprendeu na escola por não ser tão útil para o cenário mercadológico das artes plástica atuais. A proposta deste projeto vai além dessa realidade, desenvolvendo os conceitos básicos de desenho e experimentando métodos e materiais clássicos e modernos na elaboração das obras pelos alunos, respeitando as tendências artísticas e aproveitando as habilidades de cada aluno.
Metodologia
Avaliação e desenvolvimento da capacidade de