projeto científico
Características Distintivas de Teses e Dissertações em Lingüística Aplicada
Características de uma Tese de Doutorado
1. trabalho com foco topical relevante e consciência de sua inserção temática que demonstre leituras diretamente vinculadas e outras afins em perspectivas distintivas (indicadas como tal) ou em domínios conexos costuradas em argumentação discriminadora coerente e com capacidade de síntese.
2. alguma originalidade em algum aspecto na definição do tópico, na perspectiva com que se o toma (isto é, nas perguntas feitas), na escolha metodológica, na interpretação ou re-interpretação dos trabalhos relevantes anteriores, nos resultados da análise (talvez com menos ênfase aqui!)
3. linguagem apropriada que mostra os propósitos, os fundamentos, o percurso do trabalho e os resultados obtidos
4. em Português gramaticalmente correto e em registro e aspectos do gênero “tese” apropriados.
5. Sinais de pensamento independente (na medida em que isso é possível no mundo do intertexto em que vivemos) que nos fazem esperar que o candidato prosseguirá seus estudos e fará publicações, possivelmente agregando e formando outros pesquisadores.
6. Coerência interna da tese observada na qualidade com que a metodologia de pesquisa responde à justificativa, às perguntas de pesquisa e aos conseqüentes objetivos.
7. Capacidade de controle dos dados (economia)
8. Retorno às condições limitantes em que o tópico foi detectado e construído para sugerir encaminhamento a partir da análise empreendida.
9. Retorno ao aglomerado teórico a que pertence o tópico discutido para sugerir seu impacto teórico e repercussões práticas.
Breve Roteiro de Perguntas para evidenciar a satisfação dos quesitos
O trabalho demonstra:
1. unidade / coesão entre as partes? (Entre os capítulos?)
2. Contorno nítido do tópico refletido no título e nas perguntas de