Parnasianismo em portugal
O parnasianismo é uma escola literária ou um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do naturalismo-realismo. Um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850 na França. Originou-se na França, representou na poesia o espírito positivista e cientifico da época, surgindo no século 19 em oposição ao romantismo. Nasceu com uma publicação de uma serie de poesias, precedendo de algumas décadas o simbolismo. O seu nome vem de Monte Parnaso, a montanha que, na mitologia grega era consagrada a Apolo e ás musas, uma vez que seus autores procuravam recuperar os valores estéticos da antiguidade clássica. O parnasianismo caracteriza-se pela sacralidade da forma, pelo respeito as regras de versificação,pelo preciosismo rítmico e vocabular,pela rima rica e pela preferência por estruturas fixas,como os sonetos.O emprego da linguagem figurada é reduzido,como a valorização do exotismo e da mitologia. Os temas preferidos são os fatos históricos, objetos e paisagens. A discrição visual é o forte da poesia parnasiana
Parnasianismo em Portugal: Em Portugal, o movimento não foi muito importante,tendo como autores Gonçalves Crespo (que era um escritor brasileiro que se casou com uma portuguesa e se mudoiu para portugal), João Penha , Antonio Feijó e Cesário Verde.
As características do parnasianismo são: preciosismo, objetividade e impessoalidade, arte pela arte, estética/culto à forma, rimas ricas, valorização dos sonetos, metrificação rigorosa, descritivismo,temática Greco-romana,cavalgamento ou encadeamento sintático .
O Romantismo em Portugal
A implantação do romantismo em Portugal ocorre num contexto sociopolítico. São os anos posteriores às invasões francesas, que tinham originado o refúgio da corte portuguesa no Brasil e é também o tempo em que o desejo de independência dessa colônia ganha força. Na metrópole multiplicam-se as lojas maçônicas e germinam os ideais liberais.
Travam-se as lutas civis