Projeto capoeira arte e vida
APRESENTAÇÃO
“Educai as crianças e adolescentes de hoje, e não será preciso castigar os adultos de amanhã”
A Arte, a Dança e a Música em qualquer medida estão presentes em nossa vida e na sociedade, para o bem estar e a harmonia. É preciso criar condições para que ela aconteça. O ser que não conhece esta fantasia e não tem oportunidades, é limitado, escapando da dimensão do sonho, da força comunicativa, das expressões, da sonoridade instigante da arte, das criações e cores, da forma dos gestos, das luzes e da produção que busca o sentido para a vida. Por isso, o Projeto “Capoeira: Arte e Vida” vêm resgatar a valorização do ser humano enquanto protagonista de sua história.
O grupo de capoeira da Pastoral do Menor foi criado em 2002, com crianças e adolescentes da entidade, no Bairro do Mutirão, por haver poucas oficinas que pudesse abarcar os meninos de forma integral que encontrariam na rua o espaço para crescer a sua personalidade. Este trabalho é feito juntamente com as suas famílias no Município de
Abaetetuba, onde há inúmeras situações de risco pessoal e social, fazendo-se presente hoje, em dez bairros de nossa Cidade. Tendo como Lema: “Com respeito e dignidade é que se constrói um mundo melhor”, possuindo ainda, normas de conduta que visam um maior entrosamento entre os componentes, contribuindo para a formação do ser humano e concebendo a capoeira como um instrumento no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos meninos (as) envolvidos no Projeto.
Considerando que, através da capoeira pode-se educar; estimular a coordenação motora com os movimentos, a criatividade, a flexibilidade, a percepção, a resistência, o autocontrole, a coragem e a segurança. Em síntese, este projeto é a tentativa de proporcionar às crianças e adolescentes a liberdade de criar, recriar e reinventar a vida, construindo um espaço de socialização e acolhimento.
OBJETIVO GERAL
Oferecer às crianças e adolescentes do