Projeto aplicado
Resumo: O Estado de Minas surgiu com o objetivo de trazer informação segura e ter serenidade no julgamento dos fatos, sendo necessário um veículo que narrasse os acontecimentos com responsabilidade e denunciasse a estagnação, condenasse a injustiça e participasse da promoção humana. A garantia de que esse resultado seria obtido estava na eficiência da distribuição do jornal, para garantir os níveis de atendimento acordados com os clientes, se faz necessário o apoio e comprometimento dos parceiros, propondo mudanças e melhorias, objetivando a maximização rentabilidade para ambos. Sendo o atendimento aos prazos acordados com os clientes um fator chave na cadeia de distribuição e roteirização da empresa Estado de Minas S/A.
Palavras-chave: distribuição, roteirizaçao, clientes.
1. INTRODUÇÃO
Com o intuito de se criar um jornal em Belo Horizonte, Pedro Aleixo, Mendes Pimentel e Juscelino Barbosa, no final da década de 20, juntamente com Milton Campos e Abílio Machado resolveram formar uma sociedade por quotas, sobre a razão social Estado de Minas Sociedade Limitada.
O Estado de Minas surgiu com o objetivo de trazer informação segura e ter serenidade no julgamento dos fatos, sendo necessário um veículo que narrasse os acontecimentos com responsabilidade e denunciasse a estagnação, condenasse a injustiça e participasse da promoção humana. Em 7 de março de 1928, quarta-feira, saiu a primeira edição do jornal, com tiragem de cinco mil exemplares.
Para se transformar em Sociedade Anônima a empresa realizou uma assembléia geral em 13 de maio de 1929 e no dia seguinte Dário de Almeida Magalhães assumiu a direção, sendo que nesta data o Estado de Minas circulou pela primeira vez como órgão dos Diários Associados. O Estado de Minas assumiu a liderança na imprensa mineira e em 1929 a sede do jornal mudou-se para a Praça Sete.
Em 1978, ano de seu cinqüentenário, o Estado de Minas modernizou