Osbalcãs

1282 palavras 6 páginas
PENÍNSULA DOS BÁLCÃS
Ana Lúcia Loureiro Sampaio

Gosto muito das idéias que me dão e procuro colocá-las em prática, na medida do possível e quando se faz oportuno. Muito obrigada pelas críticas e pelas palavras de estímulo. Tudo isso é muito bom, a fim de aprimorar esta proposta de estudo de História e Geografia, que nos permitirá entender melhor os selos dos países e o mundo em que vivemos.
Vocês todos já sabem que estamos tratando de conhecer melhor os novos países, ou melhor, que pensamos ser novos, situados na Península dos Bálcãs ou Península Balcânica.
Mas não havíamos ainda, estudado mais a fundo, para saber o que é essa península. Pois é gente, faz falta, agora, um mapa, mas dentro de pouco tempo esse problema estará resolvido; e vocês vão ter uma bela surpresa.
Mas voltemos a Península dos Bálcãs, que é o nosso problema no presente momento. Pensem no mapa da Europa, imaginem a “bota” que é a Itália, pendurada na Europa Ocidental e mergulhando no mar Mediterrâneo (essa todo mundo conhece); logo ao lado direito, há um outro apêndice bem mais largo e menos protuberante que acompanha quase que paralelamente toda a extensão da “bota”, terminando também no mar Mediterrâneo; lembra um vulcão de cabeça para baixo com a Grécia ladeando a cratera e as ilhas gregas servindo de fumaça. Este vulcão é a Península dos Bálcãs e, sua história também não é muito diferente dessa imagem.
O nome da península é devido a um grande maciço da Bulgária, os montes Bálcãs no nordeste dessa península. O mar estreito que fica entre as penínsulas, Itálica e Balcânica, chama-se Adriático e o que banha o litoral oeste da Península Balcânica (Bulgária e a Turquia) é o mar Negro.
Na Península Balcânica, atualmente, estão os seguintes países: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Montenegro, Albânia, Kosovo, Sérvia, parte da Romênia (sul), Bulgária, Macedônia, Grécia e Turquia (parte européia).
É a mais oriental das penínsulas mediterrâneas, situada entre o os mares

Relacionados