Projeto ambiental
JUSTIFICATIVA
Devido o alto índice de queimadas nos períodos de seca, o Projeto Salve o Cerrado tem como foco identificar as causas de queimadas no cerrado brasileiro, analisar eventuais causas , avaliar tais consequências causadas pelo fogo e em seguida trabalhar a conscientização dos causadores de ação cultural para sanar o problema, amenizando assim os focos de queimadas causadas pelo homem, já que os focos por causas naturais são imprevisíveis.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-
*O Fogo na Vegetação do Cerrado
Para fins deste trabalho, se aplicam as seguintes definições sobre ecologia do fogo na vegetação do Cerrado: (a) queimada, refere-se ao processo de combustão de fitomassa e/ou subprodutos desta combustão; (b) área queimada, refere-se à extensão da superfície afetada por queimadas .
(c) cicatriz do fogo, refere-se ao comportamento das áreas queimadas após o fogo ter consumido, total ou parcialmente, o material combustível;
* Causas do fogo no Cerrado
A ocorrência do fogo no Cerrado tem sido atribuída, principalmente, a causas
Antrópicas . Isto se deve à falta de dados científicos para explicar as causas de origem natural como raios e o vulcanismo. (Coutinho, 1990a; Coutinho, 1990b).No entanto, apesar das evidências, existem restrições em se aceitar a ocorrência de queimadas naturais na vegetação do Cerrado, devido a dificuldades para se comprovar este evento natural. (IBDF, 1978).
A segunda causa a queima da vegetação como prática de manejo para a criação de gado é a principal atividade associada ao fogo nesta região. Ela faz uso de extensas áreas para pastagem natural nas formas de Cerrado mais abertas, como campo limpo e campo sujo. No período seco, que se estende por 3 a 4 meses na região central do Cerrado brasileiro, o gado sofre com a falta de palatabilidade da vegetação, ocorrendo, neste período, perda de peso e redução na produção de leite. Por isto, a queima do Cerrado na segunda metade do