Projeto Alfabetização e Letramento
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
Santos/SP
Setembro/2014
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RESUMO
O tema deste projeto tem por objetivo estudar, analisar, compreender e investigar o porquê da dificuldade comum de alunos que chegam sem ser alfabetizados na escola pública.
Ajuda a refletir, a partir de uma perspectiva geral história, sobre os métodos de alfabetização, as questões de tradição e da mudança na didática do ensino de ler e de escrever, no modo que se manifestam diferentes diretrizes metodológicas nas práticas concretas de alfabetizadores. Examina-se então as dimensões metodológicas gerais, relacionadas aos procedimentos de ensino; o que são, como elaborá-los e escolhê-los, como avaliar se o aprendizado está se realizando. E ainda avaliar se o aprendizado está se realizando. E ainda discutir elementos e condições para organização do trabalho de alfabetizar, por meio da análises dos conteúdos específicos de alfabetização, da compreensão das diferentes facetas do ensino da leitura e escrita, das estratégias de organização em sala de aula e na escola, do ensino e aprendizagens deste conteúdos.
Desenvolveu-se a pesquisa sobre uma consciente tomada de decisões, em sala de aula, onde pressupõe o conhecimento dos fundamentos teóricos, metodológicos, que justifica as direções seguidas, unindo a metodologia à teoria, para que se tenha uma construção de atuação autônoma do profissional alfabetizador, que seja garantir o sucesso de todo esse processo de ler e escrever nas práticas sociais e profissionais destas pessoas.
PALAVRAS-CHAVE: Conceitos, métodos de alfabetização, papel dos professores alfabetizadores.
INTRODUÇÃO
Ao sentir na pele os problemas concretos que os professores alfabetizadores enfrentam em seu cotidiano, na escola pública, com alunos que chegam ao final das etapas iniciais e às demais séries do ensino fundamental, sem dominar a leitura e escrita, que devido a preocupação de todos no