shumpeter
Um dos mais destacados economistas de todo o século XX foi Joseph Alois Schumpeter. Nascido em Triesch, em 8 de fevereiro de 1883, morreu em Taconic, EUA, em 8 de janeiro de 1950. Na época de seu nascimento, a cidade de Triesch fazia parte do Império Austro-Hungaro – atual território da República Tcheca.
No ano de 1901, Schumpeter entrou na faculdade de Direito, em Viena, na Áustria, formando-se em 1906. Exerceu a profissão no Tribunal Internacional do Cairo, no Egito. Três anos mais tarde, começou a dar aulas de antropologia na Universidade de Czernovitz. Já em 1912, foi reconhecido por sua defesa da Teoria do Desenvolvimento Econômico. Sete anos depois chegou ao Ministério das Finanças da República Austríaca.
Foi presidente de um banco que veio a falir, voltou ao magistério de 1925 a 1932, na Universidade de Bonn, Alemanha. Fugiu da Alemanha por causa do nazismo e foi para os Estados Unidos, passando a residir em Massachusetts.
Passou a lecionar na Universidade de Harvard até o fim da vida. Seu trabalho, de modo geral, pretendia reunir sociologia à economia, falando sobre ciclos econômicos e de desenvolvimento econômico. Conforme sua visão, as inovações trazem desiquilíbrios aos mercados. Esse movimento não precisa ser somente de um produto específico, mas pode corresponder a todo um processo produtivo. Tudo isso leva a economia à expansão. A inovação no sistema da economia, para Schumpeter, é um tipo de “ato empreendedor”, que pretende obter lucro extraordinário, para possibilitar novos investimentos e crescimento constante.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/historia/joseph-schumpeter.html#ixzz3DmgOPfMQSuas principais obras são:
A teoria do desenvolvimento econômico, publicada em 1912, na qual estão inseridas as ideias básicas de seu pensamento econômico.
Ciclos de negócios (1939), na qual faz uma análise histórica, teórica e estatística do processo capitalista.
Capitalismos, socialismo e democracia (1942).