projeto agua
Unidade Integrada Gumercindo Paixão Fernandes
Tema: Água na Escola
Executores: Alvaro Luiz e Anderson Danilo Licar
Gestora: Lanilia da Silva Oliveira dos Santos
Período: Julho de 2013 a Junho de 2014
JUSTIFICATIVA
Os recursos hídricos são compreendidos como fontes de valor econômico essencial para a sobrevivência e desenvolvimento dos seres vivos. Eles são abundantes na natureza e, por isso, durante muitos anos se pensou que a falta de água potável era impossível. Isso causou certa despreocupação com a preservação desse recurso e as sociedades modernas continuaram a se desenvolver formando grandes centros urbanos a qualquer custo, deixando de lado a preocupação com a possível contaminação do meio ambiente.
O problema é que as águas de superfícies e subterrâneas, utilizadas para o abastecimento humano, estão mal distribuídas e, atualmente, a sua escassez em vários locais tem chamado a atenção dos governantes em todo o mundo, pois, a falta d’água já atinge milhões de pessoas, o que desacelera e limita o desenvolvimento social e econômico dos países. Isso acontece, principalmente, pelo aumento crescente da população mundial que conseqüentemente ocasiona uma excessiva extração dos recursos hídricos, sem permitir que as devidas reposições naturais tenham tempo para acontecer.
Atualmente os diversos e numerosos usos da água estão contribuindo para sua escassez e contaminação. Entre eles pode-se citar: o abastecimento público, as práticas agrícolas, a geração de energia elétrica e as atividades de lazer.
O abastecimento de água é um dos usos que mais consomem os recursos hídricos, principalmente onde ocorre o processo de expansão urbana. Com o crescimento dos centros urbanos as redes de distribuição de água se estendem e o consumo aumenta, tanto pela população, como pelo comércio e as indústrias locais que necessitam aumentar suas produções para atender as crescentes necessidades